• Fio  Catgut Cromado 3-0 c/ Agulha 3,0cm 3/8 Cilindrica Fio Tam 70 cm  Vetsuture CC303

Descrição

É um fio de sutura absorvível, natural, composto de colágeno derivado da serosa proveniente do intestino delgado bovino de animais sadios. O material é selecionado, seco, polido e esterilizado. A serosa (colágeno) intestinal de bovino é adquirida no mercado nacional. Acondicionado em envelope individual termoselado, contendo a identificação do produto, com uma solução conservante composta de:

Álcool Isopropílico..........90,00%

Dietanolamina.................0,50%

Benzoato de Sódio..........0,50%

Água Destilada.............. .9,00%

Atende a todos os requisitos necessários estabelecidos pela Farmacopéia Brasileira para suturas absorvíveis. Estudos mostram que o período para absorção é de aproximadamente 60 dias.

Indicação

Indicado para aproximação de tecidos moles e ligaduras de vasos sanguíneos, incluindo o uso em cirurgias oftalmológicas, obstétricas, ginecológicas, urológicas, gastrointestinais, amidalectomia e fechamento geral.

DISPONIBILIDADE: Fornecido com agulha atraumática, de acordo com a indicação, esta varia de formato, tipo de ponta e diâmetro. O diâmetro dos fios varia entre 2 a 6-0 de acordo com as especificações da USP. É fornecido estéril em tamanhos pré-cortados, com ou sem agulha.

Instruções De Uso

A abertura da embalagem deve ser feita de forma asséptica, com as mãos protegidas por luvas, o mais próximo possível do momento da cirurgia, deve-se retirar o fio cuidadosamente de sua embalagem, colocando-o sobre o campo cirúrgico, remover por lavagem com solução de cloreto de sódio à 0,9% e água destilada para injetáveis, o líquido conservador que envolve o produto. Proceder com a sutura. Caso o fio não seja totalmente utilizado, deve ser descartado em local próprio para materiais potencialmente contaminados. A primeira etapa da absorção depois da sutura ter sido aplicada é a hidratação, ou seja, absorção de fluidos. Isso resulta num pequeno inchaço da sutura e uma perda da sua resistência nas primeiras 24 horas. À medida que a sutura vai se desintegrando, células macrófagos retiram os fragmentos parcialmente digeridos através da fagocitose. A segunda fase do processo consiste na fibroplastia onde os fibroblastos carreiam fibrina à ferida, forma-se colágeno e o processo de cicatrização contínua, resultando eventualmente uma leve cicatriz fibrosa.

Precauções De Uso E Cuidados Especiais

Os usuários devem estar familiarizados com procedimentos e técnicas cirúrgicas envolvendo suturas absorvíveis, pois o risco de deiscência da sutura pode variar pelo local da aplicação e pelo material usado. Sob algumas circunstâncias, principalmente em procedimentos ortopédicos, a imobilização de articulações por suportes externos pode ser utilizada a critério do cirurgião. É recomendado que ao manipular este ou outro material de sutura, tome-se cuidado para evitar danos de manuseio. Evitar amassar ou enrugar ao usar junto com instrumentos cirúrgicos, tais como pinça ou porta-agulha. Não reesterilizar. Depois de aberto e não usado deve ser descartado.

Como o CATGUT é uma sutura absorvível, não deve ser utilizada onde seja necessário um tempo prolongado de cicatrização.

Reações Adversas

Inclui deiscência do corte, falha em se prover suporte adequado no fechamento do abdômen, tórax, juntas articulares e outros locais onde existam expansões, distensões e contrações, incisões em pacientes idosos, debilitados, pacientes acometidos por câncer, anemia, obesidade, diabetes e infecções ou outras condições que possam retardar a cicatrização. Pode ocorrer uma reação aguda inflamatória tissular mínima ou a formação de cálculos quando em contato prolongado com soluções salinas, tais como urina e bílis. Pode ocorrer aparecimento de eritema leve e dor no local da sutura causada pelo trauma da ferida cirúrgica no tecido, decorrente de intolerância à proteína animal por parte do paciente, as condições gerais cirúrgicas do paciente, tais como, aumento da temperatura do corpo, presença de infecção e deficiência de proteína, podendo produzir uma absorção mais rápida das suturas e a diminuição de sua resistência.

PRECAUÇÕES: A segurança no nó cirúrgico requer o uso de técnicas adequadas de nó, um chato e quadrado, seguido de laçadas adicionais determinadas pelas circunstâncias da cirurgia e experiência do cirurgião.

O cirurgião deve evitar uma tensão desnecessária na corrida do nó para reduzir as possibilidades de esfiapamento ou enfraquecimento da sutura.

Em determinadas circunstâncias, principalmente em cirurgias ortopédicas, cabe ao cirurgião a decisão de efetuar imobilizações, em especial as com suporte externo.

Contra-Indicações

Não indicado para uso em tecidos cardiovasculares e neurológicos.

Contra indicado para pacientes hipersensíveis ao colágeno, seu uso pode apresentar uma reação imunológica resultando em inflamação, granulomas, fibroses, supurações e sangramentos ou a formação de fístulas.

 

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Fio Catgut Cromado 3-0 c/ Agulha 3,0cm 3/8 Cilindrica Fio Tam 70 cm Vetsuture CC303

  • Marca: VetSuture
  • Modelo: 106101
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$5,93


Etiquetas: Sutura, Catgut, Cromado


Formas de Pagamento

Formas de Pagamentos